É também considerada a Rainha de Ijexá. Tem caminhos com Ode Iboalamo ( seu marido), Logun (seu filho ), Oxaguiã, Ogun Waris ( Ogun ligado ao dourado ).
Suas cores são o azul, o amarelo e o branco, e aqui o branco teria duas justificativas: a primeira seria por a cidade Yponda ser o local do cemitério real daquela Região, a outra seria porque o branco seria a cor que traria paz para a casa e para o yawo, uma vez que essa Oxum é uma guerreira.
Quando se recolhe o yawo desta santa/orixá, é comum se colocar no dedo da mão esquerda dele uma aliança, a qual deverá permanecer dentro do seu igba pelo resto de sua vida.
um ebó para esta santa/orixá, consiste num omolokun feito de feijão preto que vai para a estrada.
Um dos grandes segredos desta santa em relação aos filhos e os devotos de Ogun Wari é que antes de se arriar qualquer oferenda para ele, deve-se ofertar, antes, este omolokun na estrada e depois e que se faz a oferenda.
Há uma controvércia em relação à um itan que fala que ypondá cega opará sendo que uma caminha nas matas e outra nas estradas e o que poucos sabem que yponda também tem seus caminhos assim como opará , quando as pessoas discordam da lenda de yeye Yponda cegar Opara, ela na lenda teria sido condenada a ser o olho de Oxum Opara, as pessoas raciocinam da seguinte forma: se ele vive nas matas com Odé e Opara vive nas estradas com Ogun, como ela poderia estar sendo os olhos vivendo as duas em habitat diferentes? Sim só que cada orixá é unico ele possui um princípio individual e no caso desse princípio estamos falando de oxum e não dos bairros onde mora yá iabá efon (oxum). Para esclarecer este fato é que conta-se em um itan que oxum indo ao rio para banhar-se com seu príncipe filho e herdeiro ologun edé( o caçador e feiticeiro da cidade de Edé) ao olhar para suas águas cristalinas que refletia seu rosto ypondá se viu muito envelhecida e fraca por que as yamins teriam lançado um feitiço sobre o reflexo das águas. Ypondá muito triste começou à avistar através do espelho d'água uma linda mulher jovem e também guerreira e mais imponete e mais astuta. Foi naquele momento que Ypondá enfeitiçada pelo espelho d'água o qual ela não sabia que estava protegida por ela mesmo através de suas mães ancestres ( yamin) que haviam encatado as águas onde iponda usava um anel em forma de fisga e própria se cegou achando que era uma mulher tão jovem e bela quanto ela.onde ypondá foi obrigada a enxergar com os olhos de opará a jovem guerreira. no entanto que tem ypondá como orixá tem que assentar opará pois, opará é quem dá a direção para que os filhos de ypondá caminhem.
comidas de oxum:
Omolokun, Ipeté, adun, isu, feijão preto, milho com côco, èko, aluá.
o ovo em sua comida representa a fecundação, uma vez que oxum é a deusa da fecundidade e também pela sua cor amarela.
enfatiza também que o carneiro não seria quizila só para o orixá Oya, também é quizila de Oxum como as das outras é o Ipetè e o omolokun, esta comida é feita com feijão fradinho, camarão, azeite de dendê, cebola e ovos. Uma observação que posso estar trazendo aqui para diferenciar Opará e Yponda também seria a quantidade de dendê que vai nessa comida, a de opara é muito regada neste óleo uma vez que ela comeria junto com Ogun.
Come cabra, conquem, franga marela, seu pássaro é o adàbà, tipo de pombo com olhos vermelhos, aquele pombo comum sempre é solto em sua oferenda.
Oxum é ¨A wura olu ¨ ( dona do ouro )
Seu dia: sábado
16 é o número de qualidades de Oxuns, porém alguns escritores afirmam que este número está associado não somente as 16 cidades, mas também o número místico de Ifá.
O seu colar teria 16 fios com 16 firmas ou duas ou quatro representando as divindades que com as quais ela tem afinidade.
Sua vestimenta: veste o branco, o azul e o amarelo, sai com um abebe numa mão e uma adaga na outra, aqui eu gostaria de ressaltar que o abebe também é uma arma de guerra que, com o qual, ela usa para cegar os inimigos em suas batalhas.
Yeye Yponda se Apaixona por Ybualamo:
Diz a lenda que Ypondá teria se apaixonado por Odé e ele não a retribuía, um belo dia ela foi consultar Ifá, que a orientou a se banhar no mel e depois rolar nas folhas, para que Odé que só se atraia pelas mulheres das matas, pudesse olhar Oxum com outros olhos. Assim ela o fez, e conseguiu o coração do caçador, porém na hora que Oxum foi tomar banho no rio, Odé viu que se tratava de Oxum, sentindo-se enganado, ele a partir daquele momento vai embora e diz nunca mais comer mel, porém desta paixão, nasce Logunedé, que vive um período com o pai e outro com a mãe.
Ypondá e Ogum
A cidade de Irê sofria constantemente ataques dos inimigos de Ogun, porém o grande deus sempre os vencia, mas Ogun ficava pensando que nem sempre poderia estar lá para proteger a cidade, afinal o orixá sempre saia para as guerras, então ouviu ele que em uma cidade próxima, existia uma mulher que era uma grande estrategista, famosa por ser guerreira e acima de tudo politica. Então Ogum mandou buscar Ypondá e com ela firmou um acordo, que se ela ajudasse o a proteger Irê, dividiria com ela o domínio sobre as estradas, e assim foi, Ypondá vive com Ogun nas estradas, protegendo os caminhos, os dois orixás se completam, ode Oxum orienta Ogun nas decisões.